Da Redação
O vulcão Etna, localizado na Sicília, sul da Itália, teve uma nova erupção na noite deste domingo (1º). A imprensa italiana informa que a atividade sísmica (tremores de terra) aumentou nesta segunda-feira (2), e uma pequena quantidade de lava está escorrendo da cratera sul do vulcão. O Etna também registra explosões frequentes e com intensidade crescente, e a previsão é que essa atividade aumente ainda mais.
Apesar dos tremores estarem muito fortes, eles estão concentrados no topo do vulcão, a cerca de 2.900 metros de altura, e longe das áreas onde as pessoas moram. Uma parte da cratera chegou a desabar. Um vídeo, compartilhado nas redes sociais por um turista, mostra pessoas correndo para sair da área do vulcão, em um momento de tensão.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, responsável por monitorar o Etna, elevou o alerta para a aviação para o nível mais alto, o vermelho. Isso se deve às grandes nuvens de cinzas e fumaça que o vulcão está soltando. Mesmo com o alerta, o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, na cidade de Catânia, continua funcionando normalmente por enquanto.