A exposição "Saúde Mental, Arte e Liberdade", da renomada artista Cida Silva, continua em exibição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha até o dia 27 de junho. A mostra apresenta obras criadas por pacientes da saúde mental, durante oficinas terapêuticas realizadas em unidades de saúde do município ao longo de semanas.
Você pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. E fique tranquilo, pois durante o feriado de Corpus Christi, o Museu estará aberto normalmente para receber os visitantes.
A mensagem que Cida Silva deseja transmitir com essa exposição é clara: a arte é uma poderosa ferramenta de cuidado, acessível a todos e fundamental para a saúde mental. Segundo a artista, é crucial que a saúde esteja aliada à cultura e à arte, garantindo que as pessoas tenham mais acesso a pincéis e tintas do que a comprimidos e injeções.
Com uma bagagem como enfermeira aposentada, Cida Silva começou a pintar inspirada em suas experiências na área da saúde mental. Com vasta experiência na saúde pública, ela atuou principalmente na atenção primária, incluindo o Hospital Adauto Botelho, onde trabalhou com pacientes em tratamento de transtornos mentais.
Além das representações do cotidiano e dos sentimentos dos pacientes, a exposição também apresenta esculturas que prestam homenagem a icônicas personalidades de Cuiabá, como o poeta Manoel de Barros, o lendário Zé Bolo Flô e a irreverente Maria Taquara. Cida destaca a importância de incluir obras dos pacientes internados, mostrando que a arte está ao alcance de todos. São três esculturas que celebram a cultura local e suas figuras marcantes.
A exposição, promovida pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).