O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, coletou 6.412 bolsas de sangue entre janeiro e abril de 2025 — média de 1.603 por mês. Apesar do bom número, o tipo O+ segue em estado de alerta.
No Junho Vermelho, mês nacional de conscientização sobre a importância da doação, a unidade prepara ações especiais para ampliar os estoques. Em junho de 2024, foram coletadas 2.115 bolsas, número bem acima da média.
Neste ano, o Hemocentro abrirá em dois sábados (14 e 21/6), das 7h30 às 12h, para facilitar o acesso aos doadores. No dia 14, quando se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, haverá café da manhã especial e atrações musicais.
Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, "doar sangue é um ato de solidariedade essencial para a rede pública de saúde". Já o diretor do MT Hemocentro, Fernando Modolo, reforça: "Precisamos de mais doadores regulares para manter os estoques estáveis".
O sangue doado é usado em emergências, cirurgias e tratamentos de doenças crônicas. A maior demanda atual é por sangue tipo O+.
Durante o mês, os doadores também poderão participar de coletas externas em ações como a recepção de calouros da UFMT, eventos da SINFRA e da Parada LGBTQIAPN+.
Doadores receberão uma camiseta especial entre os dias 9 e 14 e também em 21 de junho. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (com condições específicas), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar documento com foto. O agendamento pode ser feito pelo site, telefone fixo ou WhatsApp: (65) 98433-0624.