28 de Maio de 2025, 14h:04 - A | A

HOME » Política » Vereadores sabatinam nomes indicados para comandar a Regula Cuiabá

NESTA QUINTA

Vereadores sabatinam nomes indicados para comandar a Regula Cuiabá

Quatro nomes indicados pela Prefeitura serão questionados pelos vereadores antes de assumirem cargos na nova agência responsável por fiscalizar serviços como água, esgoto e transporte público.

Da Redação



A Câmara Municipal de Cuiabá vai sabatinar, nesta quinta-feira (29), os quatro nomes indicados pela Prefeitura para comandar a Regula Cuiabá, a nova agência que vai fiscalizar e regular os serviços públicos da cidade. Entre os indicados está Vanderlúcio Rodrigues, ex-presidente da antiga Agência Municipal de Regulação (Arsec), que assume o cargo de diretor regulador ouvidor. A sabatina é um passo importante para que os diretores sejam oficialmente nomeados e comecem seus trabalhos.

Além de Vanderlúcio Rodrigues, outros três nomes serão sabatinados: Alexandre Cesar Lucas para diretor presidente, Carlos Rafael Damian Gomes de Carvalho para diretor de transporte coletivo urbano, e Hemerson Leite de Souza para diretor de saneamento básico. Durante a sabatina, os vereadores terão a oportunidade de fazer perguntas aos indicados, com cada parlamentar tendo até três minutos para questionar. Após a rodada de perguntas, a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), vai preparar um relatório com o resultado, que será enviado ao prefeito Abílio Brunini (PL) para a nomeação oficial.

A Regula Cuiabá foi criada recentemente e é um passo final na extinção da antiga Arsec. Essa nova agência, que está ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito, terá a importante missão de fiscalizar e regular diversos serviços essenciais, como o abastecimento de água, esgoto, tratamento de lixo e o transporte público coletivo, além de outros serviços que o Executivo possa delegar. A proposta de criação da agência foi aprovada pela Câmara com 23 votos a favor, mostrando um forte apoio dos vereadores à iniciativa.

A estrutura da Regula Cuiabá será composta por essa diretoria reguladora de quatro membros, além de dois conselhos reguladores (um para Saneamento Básico e outro para Transporte Coletivo Urbano), uma área administrativa-financeira e a ouvidoria. Embora a lei de criação da agência não exija uma sabatina, a Câmara de Cuiabá decidiu incluí-la no processo para garantir mais transparência e permitir que a população e os vereadores conheçam melhor os indicados antes de suas nomeações.

Fonte: Olhar Direto

Comente esta notícia

Samuel 28/05/2025

Esse Abílio só mi mi mi … Trocando seis por meia dúzia !

positivo
0
negativo
0

1 comentários