A Câmara Municipal de Canarana (MT), localizada a 605 km de distância de Cuiabá, decidiu revogar o mandato do ex-vereador e médico Thiago Bitencourt Ianhes Barbosa (PL) nesta tarde de segunda-feira (9/6). O ex-parlamentar foi detido sob suspeita de envolvimento em casos de pedofilia e abuso sexual de menores, tendo apresentado sua renúncia na semana anterior.
A sessão extraordinária teve início às 15 horas desta segunda-feira. Segundo informações da assessoria da Câmara, Thiago protocolou sua renúncia na quarta-feira (4/6) e, de acordo com as normas do Regimento Interno, o plenário não detém o poder de deliberar sobre o ato, sendo necessário que os parlamentares deliberassem sobre a extinção do mandato do médico.
As acusações de abuso de menores e envolvimento em atividades de "escravidão sexual" foram o que levaram à prisão de Thiago em 31 de maio. A denúncia foi feita pelo pai de uma criança de 2 anos, que descobriu que sua cunhada, de 17 anos, estaria enviando fotos da criança em poses inadequadas para o ex-vereador. Além disso, o pai da criança afirmou que sua cunhada seria a "escrava sexual" de Thiago.