02 de Maio de 2025, 12h:21 - A | A

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TCE-MT cobra prefeituras sobre inclusão escolar e quer mapa real da educação especial em MT



As prefeituras de Mato Grosso terão até o dia 31 de maio para responder a um extenso questionário que vai traçar o panorama da educação inclusiva nas redes municipais. A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-MT).

O formulário, com 36 perguntas, aborda desde o número de alunos com deficiência até a estrutura de apoio existente nas escolas — incluindo a presença de profissionais especializados, acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de professores e a relação das instituições com as famílias dos estudantes.

A ação acontece em referência ao Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva, celebrado em 14 de abril, e busca não apenas reunir dados, mas identificar gargalos e estimular políticas públicas mais efetivas. Para o conselheiro Antonio Joaquim, presidente da Copec, a proposta é fundamental:

“A educação inclusiva ainda é uma caixa preta em Mato Grosso. Queremos um diagnóstico concreto para agir com base em dados reais”, afirmou.

A mobilização conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE-MT), da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e da Undime-MT (União dos Dirigentes Municipais de Educação). O Gaepe-MT, idealizado pelo Instituto Articule, reúne 18 instituições públicas e da sociedade civil comprometidas com a melhoria da política educacional no estado.

A expectativa é que, a partir do levantamento, sejam propostas ações coordenadas para garantir uma educação realmente inclusiva nas escolas públicas de Mato Grosso.

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