26 de Maio de 2025, 08h:41 - A | A

HOME » Política » Prefeitura de Cuiabá encerra audiências públicas e abre espaço para sugestões populares no orçamento 2026

LDO

Prefeitura de Cuiabá encerra audiências públicas e abre espaço para sugestões populares no orçamento 2026

Agora, o poder público abre oficialmente o canal para que a população envie propostas e sugestões até o dia 28 de maio.



A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá finalizou na última sexta-feira (23) a segunda audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. Agora, o poder público abre oficialmente o canal para que a população envie propostas e sugestões até o dia 28 de maio.

No primeiro ano de mandato, a LDO é a primeira peça orçamentária a ser elaborada, precedendo o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que também precisam ser aprovados pela Câmara Municipal antes da sanção do prefeito Abílio Brunini.

As contribuições dos moradores podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (65) 99263-9779. As duas audiências públicas, realizadas nos dias 21 e 23 de maio, foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, e os documentos apresentados estão disponíveis no Portal da Transparência do município.

“A gestão do prefeito Abílio Brunini preza pela transparência e pela participação popular na construção do orçamento, com foco em políticas públicas eficazes que alcancem toda a população, independentemente da região da cidade”, destacou Simone Emília Cavasine Neves, diretora de Orçamento, durante sua apresentação técnica.

A equipe econômica projeta uma receita total de aproximadamente R$ 4,99 bilhões para 2026, com a maior parte vindo dos tributos municipais, como IPTU, ITBI e ISSQN. Além disso, foram detalhados os investimentos previstos para as secretarias e órgãos da administração pública.

“Nossa prioridade é garantir o equilíbrio fiscal e transformar as propostas do plano de governo em ações concretas que atendam às necessidades sociais da população”, ressaltou Simone Neves, reforçando a orientação do prefeito para a gestão responsável dos recursos públicos.

O calendário orçamentário segue agora com a elaboração do PPA, que estabelecerá as metas e prioridades da gestão para os próximos quatro anos, e a posterior formulação da LOA, que estima as receitas e despesas para o ano seguinte.

Além da diretora de Orçamento, participaram da audiência pública a secretária adjunta de Planejamento, Patricia Alonço dos Reis, e a diretora de Planejamento, Silvina Maria dos Anjos.

Comente esta notícia