A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), decidiu dispensar o jornalista Luiz Gonzaga Neto da chefia da Secretaria de Comunicação da Casa. De acordo a presidente, agora “uma mulher” vai assumir a pasta.
A prioridade de gênero, no entanto, parece estar pesando mais que o currículo ou qualquer aptidão técnica. A escolha pela substituição de Gonzaga não teve como base a performance — afinal, em seis meses ele conseguiu dar nova dinâmica à comunicação institucional e conduziu um processo milionário de licitação para publicidade, na ordem de R$ 15 milhões. O jornalista, com passagens pela TV Centro América, deixou a emissora no ano passado para se dedicar a um projeto próprio antes de assumir o posto na Câmara.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Essa é a segunda baixa no staff de Paula Calil desde janeiro. Antes de Gonzaga, quem deixou o time foi Fabiana Orlandi, da Secretaria de Comissões Permanentes — substituída pelo suplente Rafael Ixpio. Em comum nas trocas até aqui: a falta de critérios objetivos, ao menos publicamente conhecidos, para as mudanças.
Nos bastidores, vereadores da própria Mesa Diretora admitem que não há consenso sequer sobre nomes para ocupar a vaga. Mas a presidente segue firme em uma diretriz curiosa: a de que, desta vez, a prioridade será ser mulher. As qualificações podem esperar...