Nesta sexta-feira (13), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), brilhou na Semana do Solo Seguro Favelas. Em um momento simbólico, recebeu 444 títulos de propriedade do Residencial 8 de Março, após quase 20 anos de luta dos moradores por segurança jurídica. Um marco histórico que promete ser apenas o começo, já que Flávia anunciou o maior programa de regularização fundiária urbana do Brasil, que irá atingir mais de 20 mil moradias em Várzea Grande. "Estamos resolvendo com seriedade, segurança jurídica e dignidade um passivo histórico de ocupações irregulares", afirmou a prefeita.
A batalha pela titularidade dos imóveis foi longa, mas finalmente vencida. Flávia relembrou os desafios enfrentados pelas famílias do Residencial 8 de Março e agradeceu a parceria com o Judiciário, cartórios e diversos órgãos e políticos que tornaram possível esse sonho. O corregedor-geral do TJMT, José Luiz Lindote, destacou a importância social do projeto, enquanto o juiz auxiliar do CNJ, Rodrigo Gonçalves de Souza, enfatizou a garantia de segurança e acesso a direitos que os títulos proporcionam.
O presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, comemorou os resultados do programa e prometeu continuar a regularização fundiária enquanto houver um título a ser entregue. E a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, Manoela Rondon, detalhou os próximos passos do plano em andamento, que prevê mais de 13 mil novos títulos.
O evento foi marcado pela participação da escrevente Laura Auxiliadora de Arruda Carli, reforçando a importância dos cartórios na execução desse projeto transformador. Uma iniciativa que promete mudar vidas e garantir dignidade para milhares de famílias em Várzea Grande.