Em sua visita ao Japão nesta terça-feira (10), o governador Mauro Mendes se reuniu com representantes do Governo de Osaka para conhecer de perto as estratégias do "GovTech Osaka", a agência de transformação digital da cidade japonesa. O objetivo do encontro foi buscar conhecimento sobre como Osaka otimiza seus serviços públicos por meio da tecnologia digital, oferecendo maior qualidade de vida à população.
Osaka é reconhecida mundialmente como uma das 10 principais cidades inteligentes, destacando-se por sua abordagem inovadora e eficiente em áreas como mobilidade, transporte, infraestrutura e tecnologia, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
"Viemos conhecer as estratégias usadas por eles para a transformação digital do serviço público, algo parecido com aquilo que estamos fazendo em Mato Grosso com o MT Cidadão", afirmou Mauro Mendes. "É importante ver, aprender com eles, que são referência em cidades inteligentes, para tentar melhorar o que estamos fazendo em Mato Grosso e, assim, trazer uma maior eficiência no atendimento à nossa população."
A lição de Osaka: digitalização pós-pandemia
Os avanços de Osaka no setor de serviços digitais tiveram um impulso significativo a partir de 2020, impulsionados pela pandemia de Covid-19. A necessidade de otimizar o atendimento e conectar as pessoas por meio de aplicativos para facilitar a vida do cidadão foi o ponto de partida, sempre com a proteção de dados dos usuários como prioridade.
Nakatani Motonobu, diretor executivo do Departamento de Estratégias para Cidades Inteligentes de Osaka, explicou a abordagem: "Criamos esse sistema para otimizar o atendimento, em oito pontos principais, com o objetivo de fornecer informações em um esforço conjunto entre os municípios da província de Osaka, e para melhorar o serviço público".
A comitiva do Governo de Mato Grosso que acompanha o governador inclui os deputados estaduais Nininho Bortolini e Beto Dois a Um, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), além do procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar.
A troca de experiências com uma cidade como Osaka promete trazer insights valiosos para aprimorar a plataforma MT Cidadão e digitalizar ainda mais os serviços públicos em Mato Grosso, beneficiando diretamente os cidadãos do estado.