Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,56

11 de Junho de 2025, 08h:18 - A | A

HOME » Política » Governo de MT Busca otimizar serviços públicos digitais com estratégias conhecidas em Osaka

INSPIRAÇÃO JAPONESA

Governo de MT Busca otimizar serviços públicos digitais com estratégias conhecidas em Osaka

Em busca de excelência, Governo de Mato Grosso aprende com Osaka, uma das cidades mais inteligentes do mundo, a otimizar serviços públicos digitais e aprimorar a vida do cidadão.



Em sua visita ao Japão nesta terça-feira (10), o governador Mauro Mendes se reuniu com representantes do Governo de Osaka para conhecer de perto as estratégias do "GovTech Osaka", a agência de transformação digital da cidade japonesa. O objetivo do encontro foi buscar conhecimento sobre como Osaka otimiza seus serviços públicos por meio da tecnologia digital, oferecendo maior qualidade de vida à população.

Osaka é reconhecida mundialmente como uma das 10 principais cidades inteligentes, destacando-se por sua abordagem inovadora e eficiente em áreas como mobilidade, transporte, infraestrutura e tecnologia, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

"Viemos conhecer as estratégias usadas por eles para a transformação digital do serviço público, algo parecido com aquilo que estamos fazendo em Mato Grosso com o MT Cidadão", afirmou Mauro Mendes. "É importante ver, aprender com eles, que são referência em cidades inteligentes, para tentar melhorar o que estamos fazendo em Mato Grosso e, assim, trazer uma maior eficiência no atendimento à nossa população."

A lição de Osaka: digitalização pós-pandemia
Os avanços de Osaka no setor de serviços digitais tiveram um impulso significativo a partir de 2020, impulsionados pela pandemia de Covid-19. A necessidade de otimizar o atendimento e conectar as pessoas por meio de aplicativos para facilitar a vida do cidadão foi o ponto de partida, sempre com a proteção de dados dos usuários como prioridade.

Nakatani Motonobu, diretor executivo do Departamento de Estratégias para Cidades Inteligentes de Osaka, explicou a abordagem: "Criamos esse sistema para otimizar o atendimento, em oito pontos principais, com o objetivo de fornecer informações em um esforço conjunto entre os municípios da província de Osaka, e para melhorar o serviço público".

A comitiva do Governo de Mato Grosso que acompanha o governador inclui os deputados estaduais Nininho Bortolini e Beto Dois a Um, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), além do procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar.

A troca de experiências com uma cidade como Osaka promete trazer insights valiosos para aprimorar a plataforma MT Cidadão e digitalizar ainda mais os serviços públicos em Mato Grosso, beneficiando diretamente os cidadãos do estado.

Comente esta notícia