O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) estará em Cuiabá na próxima sexta-feira (6), onde participará da caravana "Glauber Fica", uma iniciativa de alcance nacional em defesa de seu mandato. O ato será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no auditório da Associação dos Docentes (ADUFMT), com início às 18h.
A mobilização ocorre em meio ao processo de cassação que Glauber enfrenta, movido pelo partido Novo. O parlamentar chegou a realizar uma greve de fome por mais de uma semana como forma de protesto.
A ação que motivou o pedido de cassação ocorreu em abril de 2023, quando Glauber se envolveu em um confronto físico com Gabriel Costenaro, membro do Movimento Brasil Livre (MBL), no plenário da Câmara. Costenaro participava de um protesto em apoio aos motoristas de aplicativo durante a análise do Projeto de Lei 12/24, que trata da regulamentação da categoria. Glauber teria expulsado o manifestante com empurrões e chutes, em um episódio que foi filmado.
O caso segue em tramitação e será decidido pelo plenário da Câmara dos Deputados. Para que a cassação seja aprovada, são necessários ao menos 257 votos favoráveis.