Da Redação
Uma nova pesquisa divulgada pela Atlas/Bloomberg nesta sexta-feira (30) mostra que a desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou seu ponto mais alto desde janeiro de 2024, chegando a 53,7%. Em contraste, a aprovação do presidente ficou em 45,5%.
Os números atuais representam uma piora em relação à pesquisa anterior, realizada em abril. Naquela ocasião, a desaprovação era de 50,1%, e a aprovação, de 46,1%. Isso significa que a desaprovação cresceu 3,6 pontos percentuais em um mês.
Quando perguntados sobre a gestão do governo Lula, a maioria dos entrevistados – 52,1% – classificou a administração como "ruim ou péssima". Já os que consideram a gestão "boa ou ótima" somaram 41,9%. Uma parcela menor, de 6%, avalia o governo como "regular".
Comparado ao levantamento anterior, a avaliação negativa do governo teve um aumento significativo de 4,4 pontos percentuais. Em abril, 47,7% consideravam a gestão ruim ou péssima. A avaliação positiva, por sua vez, registrou um leve aumento de 1,7 pontos percentuais, saindo de 40,2%.
A pesquisa ouviu 4.399 brasileiros entre os dias 19 e 23 de maio. A margem de erro do estudo é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.