Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,57

18 de Junho de 2025, 15h:39 - A | A

HOME » Política » Deputado propõe circuito turístico para impulsionar o turismo na Região Oeste de MT

PONTENCIAL

Deputado propõe circuito turístico para impulsionar o turismo na Região Oeste de MT

Projeto visa impulsionar ecoturismo, pesca esportiva, turismo histórico e cultural na Região Oeste de Mato Grosso.

Da Redação



Um novo Projeto de Lei está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo de criar o Circuito Estadual Turístico da Região Oeste do estado. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que representa a região, foi apresentada nesta quarta-feira (18) e agora segue para análise nas comissões da Casa. A ideia é valorizar e impulsionar o potencial turístico dessa área, que é rica em belezas naturais.

O deputado Moretto ressaltou a importância da proposta para o desenvolvimento da região. "Nós vamos buscar a aprovação deste projeto para a valorização de toda a nossa Região. Este circuito vem para trazer mais progresso para o Oeste do Estado, que é muito rico em belezas naturais e possui um enorme potencial turístico", destacou o parlamentar. A proposta busca dar visibilidade e apoio aos municípios da Região Oeste, reconhecendo sua vocação para diversos tipos de turismo, como ecoturismo, pesca esportiva, aventura, turismo histórico-cultural, de base comunitária, de negócios e etnoturismo.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Entre os principais atrativos que fariam parte desse circuito, destacam-se o Pantanal Mato-grossense, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, e a Serra Ricardo Franco, com seu impressionante cânion em Vila Bela da Santíssima Trindade, considerado um dos cenários mais deslumbrantes do turismo de natureza em Mato Grosso. A histórica cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, com seu rico patrimônio cultural e manifestações tradicionais como o Congado, também está incluída.

O Circuito abrangeria ainda o Rio Guaporé, importante para a pesca esportiva; o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, com trilhas e cachoeiras; a Cascata de Irapuru em Nova Lacerda; e a Caverna do Jabuti em Curvelândia, a maior caverna de Mato Grosso. Além desses, a região conta com diversas cachoeiras, sítios arqueológicos, rios de águas cristalinas e manifestações culturais. A recém-instalada Zona de Livre Comércio (Free Shop) em Cáceres também é um destaque, pois além de impulsionar o comércio, se torna um atrativo para o turismo de compras, aumentando o fluxo de visitantes.

Comente esta notícia