30 de Maio de 2025, 11h:27 - A | A

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"PASSA-FAUNA"

Deputado Dr. João pede "túneis para animais" na BR-163, conhecida como rodovia da morte

O objetivo é permitir que animais silvestres atravessem a rodovia com segurança, evitando acidentes e protegendo a vida de motoristas e a biodiversidade.

Da Redação



Uma proposta que pode parecer curiosa, mas é vital para a segurança de motoristas e animais, está ganhando destaque em Mato Grosso. O deputado Dr. João (MDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), pediu ao governador Mauro Mendes e à Concessionária Nova Rota do Oeste medidas e urgentes para a BR-163, especialmente na região de Sorriso. O objetivo é evitar acidentes com animais silvestres e proteger a fauna local.

A grande sacada da proposta é a instalação de túneis subterrâneos chamados “passa-fauna”. Sim, são passagens especiais por baixo da estrada para que os bichos possam atravessar com segurança, sem ir parar na pista.

A BR-163, apesar de ser uma das principais vias do estado, tem se tornado palco de acidentes frequentes envolvendo animais silvestres. Moradores de Sorriso, por exemplo, lidam constantemente com batidas que colocam em risco a vida de motoristas e a rica biodiversidade da região. A falta de barreiras físicas e de passagens seguras para os animais é o grande problema.

“Sorriso é um polo econômico, mas também está em uma área de trânsito natural de animais. Precisamos de ações estruturais para evitar tragédias e proteger o meio ambiente”, explicou o deputado Dr. João.

Além dos túneis "passa-fauna", a Indicação (nº 3204/2025) inclui a instalação de barreiras de contenção lateral (para impedir que os animais cheguem à pista) e sinalização vertical de advertência (placas avisando sobre o risco de animais na estrada).

O deputado ressaltou a importância de uma rodovia que seja ao mesmo tempo vital para o transporte e segura para o meio ambiente. "A BR-163 é uma artéria vital para Mato Grosso, mas precisamos garantir a segurança dos motoristas e a preservação da nossa rica fauna”, afirmou.

A proposta agora depende da articulação entre o governo estadual e a Nova Rota do Oeste para que essas intervenções sejam implementadas rapidamente. A ideia já tem recebido apoio de líderes locais e ambientalistas, na esperança de que a BR-163 se torne um exemplo de segurança viária e responsabilidade ambiental.

 

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