Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,57

01 de Julho de 2025, 09h:52 - A | A

HOME » Política » Cuiabá amplia campanha contra hepatites e leva testagem gratuita aos bairros

JULHO AMARELO

Cuiabá amplia campanha contra hepatites e leva testagem gratuita aos bairros

Ações do Julho Amarelo incluem testagens rápidas, vacinação e orientações para prevenir e diagnosticar doenças silenciosas que podem evoluir para câncer de fígado.



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta semana a campanha Julho Amarelo 2025, dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e combate às hepatites virais. A mobilização segue o calendário nacional de conscientização e culmina no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.

Ao longo do mês, as Unidades de Saúde da capital vão intensificar as atividades com testagens rápidas, vacinação contra hepatite B, distribuição de materiais informativos e palestras de conscientização. Atualmente, 120 pacientes estão em tratamento de hepatites virais na rede municipal, sendo 56 homens e 64 mulheres.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

“As hepatites virais são silenciosas, mas podem causar complicações graves como cirrose e câncer de fígado. Reforçar o diagnóstico precoce e a prevenção é salvar vidas. O Julho Amarelo é fundamental para alertar a população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio.

Ações previstas
05 de julho

Conscientização sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço – USF Novo Paraíso 2

Ação Julho Amarelo – USFs Tijucal, Planalto, Pedra 90 (1 e 2), Santa Amália/Jardim Araçá e CPA 4

Arraiá da Saúde – Barreiro Branco

12 de julho

Ação Julho Amarelo – USFs Novo Paraíso 1, Santa Terezinha, Terra Nova/Canjica, Nova Esperança, Ilza Pícolle, João Bosco Pinheiro, Residencial Coxipó 3, Parque Ohara, Parque Cuiabá, Jardim Industriário e Coxipó do Ouro

Por que participar
As hepatites virais, especialmente os tipos B e C, podem evoluir silenciosamente e causar danos irreversíveis ao fígado. Muitas pessoas só descobrem a doença em estágios avançados. Por isso, a testagem rápida é uma ferramenta essencial para diagnóstico precoce e início do tratamento, que está disponível gratuitamente no SUS.

A campanha também incentiva a vacinação contra hepatite B, o uso de preservativos e a adoção de medidas de higiene e saneamento, formas eficazes de prevenção.

Todas as ações são gratuitas e abertas à população. Quem quiser se informar sobre os locais e datas pode procurar a unidade de saúde mais próxima.

 

 

 

 

Comente esta notícia