Em um possível segundo turno nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com cinco possíveis adversários: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD) e Eduardo Leite (PSD).
Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5/6). O levantamento entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário contra Bolsonaro, que está inelegível, Lula tem 41% das intenções de voto, mesmo percentual do ex-presidente. Em abril, o petista liderava contra todos os adversários e só empatava com Bolsonaro.
Agora, Lula também empata com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (41% x 40%), e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que marca 39%, contra 43% de Lula — uma diferença dentro da margem de erro.
Contra o governador do Paraná, Ratinho Jr., o presidente marca 40%, frente a 38% do adversário. Já em um eventual duelo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula aparece com 40% das intenções, contra 36%.