A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Libertas Indébita, para combater o tráfico internacional de drogas com ramificações no interior de Mato Grosso. A ofensiva aconteceu simultaneamente nos municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião, na região de fronteira com a Bolívia.
Com autorização da Justiça Federal de Cáceres, os agentes cumpriram dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram encontradas três armas de fogo, cerca de 500 munições e uma pessoa acabou presa em flagrante.
400 kg de droga levaram PF a desbaratar quadrilha
As investigações tiveram início após a prisão de dois suspeitos, surpreendidos transportando aproximadamente 400 quilos de drogas. O caso acendeu o alerta da PF, que aprofundou os levantamentos e descobriu uma organização criminosa estruturada, responsável por trazer entorpecentes da Bolívia para distribuição no Brasil.
De acordo com a Delegacia da Polícia Federal em Cáceres, o grupo atuava como elo logístico do narcotráfico transnacional, utilizando rotas clandestinas na faixa de fronteira para abastecer pontos de distribuição no país.
A operação faz parte de um conjunto de ações da Polícia Federal voltadas ao enfrentamento ao crime organizado na fronteira Brasil-Bolívia, considerada uma das principais portas de entrada de drogas sul-americanas no país.