Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso lançou nesta quarta-feira (28) a Operação Off-Road, mirando uma organização criminosa especializada em fraudes. O grupo obtinha acesso a dados de clientes de grandes lojas, especialmente de pneus e insumos agrícolas, para realizar compras ilegais.
A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, cumpre 17 mandados de busca e apreensão contra investigados pelos crimes de estelionato, receptação e associação criminosa. Desses mandados, 13 são em Rondonópolis, dois em Cuiabá, um em Lucas do Rio Verde e um em Sorriso. A operação conta com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e das delegacias de Lucas do Rio Verde e Sorriso.
Como Funcionava o Esquema
As investigações da Derf Rondonópolis revelaram que os criminosos conseguiam dados cadastrais de clientes de grandes estabelecimentos e, com essas informações, faziam compras em nome das vítimas. Os produtos, de origem ilegal, eram então vendidos no comércio de Rondonópolis.

Em um dos casos apurados, o grupo "comprou" pneus em uma loja de Sinop. Esses pneus foram retirados em lojas parceiras na cidade de Rondonópolis. As vítimas só descobriam as compras fraudulentas quando eram notificadas para pagar as notas fiscais emitidas em seus nomes, sem sua autorização.
A Polícia Civil conseguiu identificar os criminosos responsáveis pela retirada dos pneus em Rondonópolis, além de outros cúmplices envolvidos no transporte e na guarda da mercadoria. Os pneus adquiridos por meio da fraude foram localizados em uma borracharia na cidade, onde estavam sendo vendidos. A operação continua com o objetivo de desarticular completamente a associação criminosa e responsabilizar todos os envolvidos.