A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), quatro operações simultâneas para combater o crime organizado no Estado. As ações, batizadas de Mercador, Choffer, Tribunal Espúrio e Áureo, são resultado de investigações que duraram meses e miram facções criminosas envolvidas em homicídios, extorsão, sequestro, tráfico de drogas, tortura e intimidação de comerciantes.
Coordenadas pela Delegacia de São José dos Quatro Marcos (315 km de Cuiabá), as operações ocorrem no próprio município, além de Cuiabá e Várzea Grande. Dezenas de ordens judiciais estão sendo cumpridas, incluindo mandados de prisão, buscas domiciliares e bloqueio de contas bancárias.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
A Operação Mercador combate extorsões contra comerciantes e já cumpre seis prisões preventivas, cinco mandados de busca e seis ordens de bloqueio de contas. Na Operação Choffer, são investigados homicídios na região, com três prisões preventivas, cinco internações de adolescentes e buscas em residências.
Já a Tribunal Espúrio apura casos de sequestro e tortura, com a expedição de três prisões preventivas e uma busca domiciliar. Por fim, a Operação Áureo cumpre mandados relacionados a outro assassinato em São José dos Quatro Marcos.
As operações contam com o apoio de equipes de Araputanga, Mirassol d’Oeste, Rio Branco, Cáceres e da capital, através das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf) e Repressão a Entorpecentes (Denarc).
O delegado Thiago Meira destacou que a ofensiva representa um duro golpe no crime organizado. “As ações fazem parte de uma resposta firme ao avanço das facções que atuam com extrema violência e ameaçam a população”, afirmou.
As operações integram o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica o enfrentamento às facções criminosas em todo o Estado. As diligências continuam e os presos serão encaminhados às unidades prisionais, onde ficam à disposição da Justiça.