Da Redação
A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, deflagrou a terceira etapa da Operação Móbile na última quarta-feira (4), com foco no combate ao comércio ilegal de celulares roubados e furtados. A ação resultou na apreensão de 386 aparelhos em diversos estabelecimentos comerciais das duas cidades.
No total, foram cumpridos 29 mandados judiciais: 10 em Cuiabá e 19 em Várzea Grande, em lojas e residências de suspeitos envolvidos na receptação. A operação contou com aval das Promotorias Criminais da Capital e de Várzea Grande. Em Cuiabá, 32 celulares foram recolhidos, incluindo uma loja no Shopping Goiabeiras. Já em Várzea Grande, 354 aparelhos foram apreendidos, e dois empresários foram presos em flagrante por receptação, com cinco lojas vistoriadas no Shopping Popular.
As investigações apontam que os celulares eram comercializados sem documentação fiscal ou garantia, e alguns locais já tinham histórico de revenda de produtos ilícitos, indicando uma rede organizada.
A Operação Móbile, coordenada pela Diretoria Metropolitana, foi dividida em três fases: a primeira focou na entrega voluntária dos aparelhos; a segunda, na busca ativa daqueles que não devolveram os celulares; e a terceira, deflagrada recentemente, realizou buscas judiciais em comércios suspeitos de revender os produtos ilegais.