PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Cooptatione, com objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no tráfico interestadual de drogas. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), cumpriu quatro mandados judiciais e prendeu os principais alvos da investigação, iniciada em 2023.
O nome da operação, Cooptatione — que significa “recrutamento” em latim — faz referência à principal estratégia do grupo: cooptar motoristas de caminhão para transportar drogas entre Mato Grosso e estados como Bahia, Maranhão, Distrito Federal e São Paulo.
A apuração teve início após uma apreensão de 20 tabletes de cocaína escondidos em uma carreta abordada na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, em maio de 2023. O nervosismo do motorista chamou a atenção da polícia. O celular do suspeito, apreendido na ocasião, revelou uma rede estruturada de contatos, com divisão de tarefas, pagamentos, rotas e datas para entrega da droga.
A análise do conteúdo resultou na identificação de envolvidos e na emissão de mandados de prisão preventiva. Segundo o delegado André Rigonato, responsável pelo caso, a operação é fruto de um trabalho técnico de inteligência e cooperação institucional.
O motorista flagrado inicialmente, que respondia apenas por tráfico, também será indiciado por associação criminosa. A Polícia Civil segue com diligências e informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário para continuidade da ação penal.