06 de Junho de 2025, 16h:39 - A | A

HOME » Polícia » Operação Cooptatione desmantela quadrilha que aliciava caminhoneiros para tráfico de drogas

CRIME ORGANIZADO

Operação Cooptatione desmantela quadrilha que aliciava caminhoneiros para tráfico de drogas

Grupo usava motoristas de carretas para transportar entorpecentes de Mato Grosso a outros estados; Polícia Civil cumpre mandados e reforça investigações



A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Cooptatione, com objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no tráfico interestadual de drogas. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), cumpriu quatro mandados judiciais e prendeu os principais alvos da investigação, iniciada em 2023.

O nome da operação, Cooptatione — que significa “recrutamento” em latim — faz referência à principal estratégia do grupo: cooptar motoristas de caminhão para transportar drogas entre Mato Grosso e estados como Bahia, Maranhão, Distrito Federal e São Paulo.

A apuração teve início após uma apreensão de 20 tabletes de cocaína escondidos em uma carreta abordada na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, em maio de 2023. O nervosismo do motorista chamou a atenção da polícia. O celular do suspeito, apreendido na ocasião, revelou uma rede estruturada de contatos, com divisão de tarefas, pagamentos, rotas e datas para entrega da droga.

A análise do conteúdo resultou na identificação de envolvidos e na emissão de mandados de prisão preventiva. Segundo o delegado André Rigonato, responsável pelo caso, a operação é fruto de um trabalho técnico de inteligência e cooperação institucional.

O motorista flagrado inicialmente, que respondia apenas por tráfico, também será indiciado por associação criminosa. A Polícia Civil segue com diligências e informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário para continuidade da ação penal.

 
 
 

Comente esta notícia