Da Redação
Em mais um passo da Operação Cadeia Sustentável, a Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu, na última sexta-feira (13), dois caminhões carregados com 21 toras de madeira extraída ilegalmente. A ação, liderada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) com apoio da Delegacia de Juína, visa combater o desmatamento ilegal na região. O destaque da operação foi a ousadia de um grupo criminoso, que chegou a incendiar uma ponte para tentar impedir a apreensão de um terceiro caminhão.
A Dema recebeu informações sobre caminhões "toreiros" operando em uma reserva ecológica e se dirigindo a madeireiras em Juína. Ao montar uma barreira na estrada de chão da Linha 5, que liga o distrito Filadélfia à cidade, os policiais abordaram três veículos carregados sem a devida documentação. Três pessoas envolvidas no transporte ilegal foram levadas à Delegacia de Juína e autuadas em flagrante por crime de desmatamento e transporte ilegal de madeira.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Durante o trajeto para a delegacia, os detidos tentaram uma fuga audaciosa. Um dos motoristas simulou um problema mecânico no caminhão e conseguiu escapar pela mata enquanto os policiais o procuravam. Na tentativa de resgatar o veículo, outro motorista jogou o caminhão contra os policiais, mas foi detido após um pneu furar. Além disso, outros criminosos envolvidos na extração ilegal atearam fogo em uma ponte de madeira de acesso à região, visando impedir o trabalho da polícia.
Apesar das manobras criminosas, dois caminhões foram apreendidos, e os três suspeitos, que atuavam como motoristas, foram autuados em flagrante por crime ambiental na Delegacia de Juína. A investigação da Polícia Civil continua para identificar e responsabilizar outros envolvidos neste esquema de extração ilegal de madeira, reforçando o compromisso das autoridades com a proteção ambiental na região.
A Operação Cadeia Sustentável, iniciada em Juína em 5 de junho, tem sido fundamental na fiscalização ambiental do município. Em sua primeira fase, a ação já havia resultado na apreensão de grandes volumes de madeira ilegal, na prisão de cinco pessoas e na apreensão de veículos usados no transporte clandestino. O sucesso dessas operações conta com o apoio crucial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que auxiliam na medição da madeira e nos procedimentos periciais.