Da Redação
Mato Grosso registrou uma queda significativa nos índices de criminalidade violenta nos primeiros seis meses da Operação Tolerância Zero, que combate as facções criminosas. Dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Observatório de Segurança Pública da Sesp revelam uma redução de 30% nos homicídios dolosos, passando de 456 para 319 casos.
A comparação do período de 25 de novembro de 2024 a 25 de maio de 2025 com os mesmos meses dos anos anteriores mostra resultados impactantes também em outros crimes:
Latrocínios (roubo seguido de morte): Diminuíram em 44%, caindo de 9 para 5 ocorrências.
Lesão corporal seguida de morte: Apresentou uma queda de 25%, com os registros passando de 4 para 3.
O programa Tolerância Zero foi lançado em 25 de novembro de 2024, implementando um conjunto de medidas integradas que intensificaram as ações das forças de segurança em todo o estado.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o empenho das forças de segurança, atribuindo a redução dos indicadores criminais ao trabalho árduo dos policiais e ao suporte garantido pelo governador Mauro Mendes.
"Temos polícias equipadas com armamento de ponta, tecnologia integrada, viaturas nas ruas 24 horas por dia, servidores capacitados, e os dados comprovam que estamos no caminho certo", afirmou Roveri, ressaltando que o principal beneficiado é o cidadão mato-grossense, que agora vive com maior sensação de segurança.