Da Redação
A Polícia Civil amanheceu nas ruas de Rondonópolis, nesta sexta-feira (30), para desmontar uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. Batizada de Operação Impetus, a ação tem como alvo 38 ordens judiciais — sendo 23 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão — contra membros do grupo que domina pontos de venda de entorpecentes na cidade.
O cerco é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que revelou uma estrutura criminosa consolidada, com atuação principalmente no bairro Jardim Tropical e em regiões próximas.
Entre os alvos, está um dos principais líderes da facção, conhecido no meio como “gerente do tráfico”. Mesmo já recolhido na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), ele continuava operando a logística do crime. Na hierarquia da organização, também exercia a função de “disciplina”, responsável por manter a ordem interna e impor as regras do grupo.
Além de organizar a distribuição de drogas em diversos pontos de venda — conhecidos como “lojinhas” —, o criminoso fazia o recolhimento dos lucros e controlava a contabilidade do tráfico na cidade.
A operação mobilizou um efetivo robusto de 74 policiais civis, com apoio de equipes das Delegacias de Jaciara, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira, Pedra Preta, além da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis.
A ofensiva é mais um passo no combate direto às facções que tentam se enraizar no interior do Estado.