Nesta quarta-feira (04), a Polícia Federal realizou a execução de dois mandados de busca e apreensão no contexto da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. As ordens judiciais foram concedidas pela Justiça Federal de Sergipe e cumpridas nas cidades de Indiaroba e Umbaúba (SE). A ação da PF tem como objetivo recuperar bens pertencentes aos investigados, visando restituir o erário público e minimizar os danos causados pelos responsáveis.
De acordo com as investigações, sindicatos e associações estavam cobrando descontos nos pagamentos de aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024, mas a autorização para tais deduções era obtida de maneira fraudulenta. Isso resultou na retirada de parte dos valores das aposentadorias sem o consentimento dos beneficiários. Como consequência, a arrecadação das entidades sindicais através dessas contribuições aumentou consideravelmente nos últimos anos, durante o governo do presidente Lula. Estima-se que o prejuízo possa ultrapassar a marca dos R$ 6 bilhões.
Por fim, é importante ressaltar que as investigações seguem em andamento e novas diligências poderão ser realizadas para identificar todos os envolvidos nesse esquema fraudulento.