Redação
Uma abordagem de rotina da Polícia Militar terminou com a prisão de um homem de 45 anos por transporte ilegal de pescado e embriaguez ao volante, na manhã desta sexta-feira (6), em Cuiabá. Além de ser detido, o suspeito foi autuado com uma multa ambiental de R$ 38 mil após os policiais encontrarem 112 peixes em situação irregular no carro que ele dirigia.
A ação ocorreu na rodovia Palmiro Paes de Barros, quando equipes dos Batalhões de Trânsito e Ambiental abordaram um Fiat Uno azul. O condutor apresentava sinais de embriaguez e confessou ter consumido álcool. O teste do bafômetro confirmou a infração, resultando em autuação por dirigir sob efeito de álcool.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Durante a vistoria no veículo, os policiais encontraram vários sacos com dezenas de peixes, todos fora dos padrões legais de pesca. Entre os exemplares apreendidos estavam 67 pacus, 21 pacupevas, 19 piaçus e cinco piraputangas todos capturados de forma irregular, segundo os agentes.
O homem afirmou que havia pescado os animais na região de Barão de Melgaço, mas admitiu não ter licença nem carteira de pescador profissional, o que configura crime ambiental.
Diante da situação, o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes. O pescado foi entregue à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), que dará continuidade às investigações. A multa, estipulada em R$ 38 mil, foi aplicada por conta da quantidade e das espécies apreendidas todas protegidas por legislação específica quanto a tamanho e período de captura.
A operação reforça o trabalho de combate à pesca predatória no estado e alerta sobre a importância do respeito às normas ambientais.