Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso deu um duro golpe no crime organizado! Em uma série de nove grandes operações realizadas entre 19 e 23 de maio, a corporação prendeu cerca de 100 pessoas envolvidas em diversas ações criminosas. As prisões aconteceram em várias cidades de Mato Grosso e se estenderam por mais seis estados do país.
Entre os detidos estão líderes de facções, golpistas e foragidos da Justiça. As operações focaram no combate ao tráfico de drogas, organização criminosa, estelionatos (principalmente os que aplicam golpes em muitas pessoas), homicídios, torturas, crimes contra crianças, falsificação de documentos e fraudes financeiras e digitais contra consumidores.
Em apenas cinco dias, foram cumpridos quase 200 mandados, incluindo prisões, buscas e apreensões de bens, que resultaram em um prejuízo milionário para os grupos criminosos.
Um exemplo notável é a Operação Tempus Finis, que desmantelou uma facção envolvida com homicídios, torturas e tráfico de drogas em Terra Nova do Norte. Os criminosos promoviam "tribunais do crime" para julgar rivais ou quem desobedecia suas ordens. Dez pessoas foram presas, e armas e cocaína foram apreendidas.
As investigações da Polícia Civil de Mato Grosso contaram com o apoio das polícias de Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pará e Paraíba, mostrando a capacidade de articulação entre os estados.
As operações de destaque coordenadas pela Polícia Civil de Mato Grosso foram: Personal, Tempus Finis, Broker Phantom, Amón, Escudo Virtual, Weapons Hideout, Certidão Espúria, Ilusinon e Infância Segura.