Da Redação
Um empresário de 45 anos por pouco não foi vítima de um sequestro e roubo na última terça-feira (27), em Diamantino, a 182 km de Cuiabá. Atraído para uma falsa negociação de compra de grãos de soja, o homem conseguiu escapar de três criminosos ao jogar seu carro, um Toyota Corolla, em uma plantação de milho.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h50, após receber informações sobre um veículo suspeito parado em uma lavoura de milho, próximo a uma torre telefônica, na BR-364. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o Corolla dentro da plantação, às margens da estrada de acesso à Gleba Bojui. Inicialmente, não havia queixa de roubo ou furto para o carro, que foi retirado do local e levado ao quartel como medida de precaução.
Veja o vídeo:
O esquema
Durante o trajeto para o quartel, a equipe policial foi informada que o proprietário do veículo havia sido encontrado e relatava ter sofrido uma tentativa de sequestro e roubo. A vítima estava nas proximidades de uma empresa, também às margens da BR-364, na saída para São José do Rio Claro.
À polícia, o empresário, que é proprietário de uma empresa de compra e venda de grãos, contou que às 13h30 de terça-feira recebeu uma ligação de pessoas interessadas em negociar a compra de soja. Ele aceitou o encontro, marcando-o no pátio do antigo Posto Zulli, na confluência da BR-364 com a MT-010.
No local combinado, três homens, em uma caminhonete S10 branca, que a vítima não conseguiu identificar, se apresentaram bem-vestidos como interessados em vender os grãos. Ao questionar sobre a localização da soja, os criminosos informaram que estava em uma propriedade rural em Diamantino.
A fuga espetacular
Um dos criminosos se ofereceu para acompanhar o empresário até a suposta propriedade no próprio carro da vítima. Quando estavam nas proximidades da torre, à beira da BR-364 e da estrada vicinal que leva à Gleba Bojui, o homem no carro anunciou o assalto, afirmando que levaria a vítima para outro local a fim de realizar transferências bancárias.
Diante da ameaça, o empresário agiu rapidamente: acelerou o carro, jogou-o com força para dentro da plantação de milho e, após o impacto, conseguiu abrir a porta do motorista. Ele saiu correndo a pé e se escondeu em meio à lavoura. Assustados com a manobra inesperada, os criminosos fugiram.
Minutos depois de se esconder, o empresário conseguiu pedir carona a um operador de máquina agrícola que passava pelo local. Ele também informou aos policiais que seu celular foi roubado durante a ação. O caso foi encaminhado para investigação pela Polícia Civil.