Na tarde de sexta-feira (30.5), policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá agiram em conjunto para fechar uma clínica de depilação a laser, situada na Avenida Isaac Póvoas, no Centro da cidade. Esta clínica já havia sido interditada pela vigilância no dia 12 de maio, após uma denúncia da Secretaria de Estado de Saúde (SES) devido a um caso infeccioso de uma paciente.
Na primeira vistoria, a equipe encontrou desorganização, falta de higiene, ausência de um profissional técnico responsável, falta de alvará sanitário atualizado e medicamentos com prazo de validade vencido, incluindo botox.
Diante disso, o estabelecimento foi devidamente interditado. Apesar de algumas correções terem sido feitas pela proprietária, ela removeu os lacres de interdição por conta própria e reabriu a clínica sem autorização.
Durante a operação de fiscalização, foram encontrados pacientes na sala de espera, resíduos infectantes e objetos que sugeriam o funcionamento normal da clínica. A proprietária chegou a ameaçar chamar a polícia para impedir a ação dos fiscais, que prontamente contataram a Delegacia do Consumidor. Os policiais acompanharam a nova interdição e, mesmo não localizando a responsável, medidas legais serão tomadas caso seja necessário.
A proprietária responderá por desobediência e poderá enfrentar sérias consequências legais se insistir em operar sem autorização. Os consumidores podem realizar denúncias na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, pessoalmente ou através de e-mail, telefone ou pela Delegacia Virtual. A segurança e a saúde dos consumidores estão em primeiro lugar.