A Polícia Civil concedeu a liberdade ao jornalista e perito judicial Cláudio Natal, mediante o pagamento de fiança, após sua prisão na segunda-feira (26). Ele foi flagrado com uma variedade de munições em um condomínio em Cuiabá, incluindo calibres 12, .38 e .40.
O valor da fiança foi estipulado em cinco salários mínimos, totalizando R$ 7.590,00. Natal nega veementemente as acusações feitas contra ele. A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão nas proximidades do Condomínio Solar das Torres, no bairro Santa Cruz, em Cuiabá.
Um vídeo do momento da abordagem mostra Cláudio saindo de seu veículo Mercedes C-180 e conversando com os policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi levado à DHPP e autuado por posse irregular de munições. Apesar das acusações, ele negou qualquer envolvimento no assassinato do advogado Renato Nery, ocorrido no ano passado na Capital.
A investigação aponta que Cláudio é suspeito de participar de um esquema criminoso ligado ao crime, envolvendo a falsificação de documentos e apoio a escritórios de advocacia. Segundo a DHPP, ele teria solicitado dinheiro à mandante do crime para custear a defesa dos envolvidos, pouco antes da prisão dos responsáveis pelo homicídio.
O inquérito, que já resultou no indiciamento de um policial militar e de um caseiro como autores dos disparos, continua em andamento para esclarecer o envolvimento de outros suspeitos no crime, que teria sido motivado por uma disputa de terras.