O Poder Judiciário de Mato Grosso reafirma seu compromisso com a sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente, através de uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, conscientização ecológica e gestão responsável de recursos. Essas iniciativas fazem parte do engajamento efetivo do Tribunal de Justiça do Estado com a Agenda 2030 da ONU e o Plano de Logística Sustentável.
Durante a Semana do Meio Ambiente, o Programa Verde Novo intensificou atividades de plantio e distribuição de mudas nativas em diversos locais da região. Palestras, mobilizações em empresas, escolas e centros comerciais e ações de arborização urbana estão na agenda para promover a educação ambiental.
Algumas das ações confirmadas incluem palestras na Fiagril e no CMEI Wilson Sodré, plantio de mudas no Complexo dos Juizados e distribuição em diversos pontos da região metropolitana. O objetivo é estimular o plantio de árvores, promover a conscientização ambiental e contribuir para uma sociedade mais sustentável.
Além disso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem adotado uma política permanente de inserção da pauta ambiental em sua rotina administrativa, fomentando a educação ecológica e valorizando iniciativas de baixo impacto ambiental.
Durante a Semana Nacional dos Juizados Especiais, o TJMT será o primeiro evento do Poder Judiciário de Mato Grosso a obter a certificação de carbono neutro, demonstrando o compromisso da instituição com a compensação ambiental. Iniciativas sustentáveis, como o plantio de mudas e a divulgação do ReciclaJud, serão realizadas durante o evento.
O Núcleo de Sustentabilidade do PJMT promoverá a Blitz de Sustentabilidade, incentivando práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e divulgando instrumentos de incentivo à adoção de medidas conscientes. O lançamento do Painel de Business Intelligence do Projeto PLSComarcas também será um avanço importante, visando melhorar o desempenho das unidades judiciárias e promover um ambiente comprometido com a responsabilidade socioambiental.
Por meio dessas medidas, o TJMT contribui para a preservação dos recursos naturais e se destaca como referência nacional em responsabilidade socioambiental.