Da Redação
Diálogos encontrados no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023, revelaram um esquema onde o juiz Ivan Lúcio Amarante, afastado da 2ª Vara de Vila Rica, supostamente negociava decisões judiciais em troca de propina. As conversas apontam que Zampieri, o advogado, tinha grande influência sobre o magistrado, indicando quais pedidos deveriam ser aceitos e até mesmo as teses jurídicas a serem usadas. Essa relação íntima e controladora do advogado sobre as ações do juiz é a base das graves acusações.
As investigações, que culminaram na instauração de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz, detalham um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. O juiz Amarante teria recebido dinheiro de forma ilícita, com pagamentos disfarçados através de terceiros. Por exemplo, sua atual esposa e sua ex-mulher teriam recebido grandes quantias de empresas de fachada, sem funcionários e com movimentações financeiras suspeitas, indicando que esses depósitos eram, na verdade, propina destinada ao magistrado.
Mensagens explícitas entre Zampieri e o juiz reforçam as suspeitas. Em uma delas, o próprio juiz pede ao advogado: "pode me passar os pedidos", demonstrando subordinação. Outras conversas mostram que Zampieri antecipava decisões, monitorava a rotina de Ivan Lúcio e se referia à necessidade de "organizar" recursos, um código para o levantamento de dinheiro vivo para pagamentos ilegais. O juiz chegou a encaminhar mensagens internas do seu gabinete para Zampieri e dar orientações sobre como formular teses jurídicas para que certos pedidos fossem aceitos, afirmando "o resto, deixa comigo. Kkk".
As revelações desse caso são um desdobramento da Operação Sisamnes da Polícia Federal, que investiga a venda de decisões judiciais em Mato Grosso. A análise do celular de Zampieri, apelidado de "iPhone Bomba", já levou ao afastamento de desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O CNJ manteve o afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante e encaminhou todas as informações para que as responsabilidades criminais sejam apuradas.