06 de Junho de 2025, 13h:29 - A | A

HOME » Judiciário » MPF investiga uso irregular de verbas do Fundeb por 27 prefeituras de Mato Grosso

FUNDOS DA EDUCAÇÃO

MPF investiga uso irregular de verbas do Fundeb por 27 prefeituras de Mato Grosso

Inquérito busca verificar se os repasses do Fundeb estão sendo gerenciados conforme determina a legislação federal, com uso exclusivo em contas específicas e finalidades educacionais.

Da Redação



O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para checar como 27 municípios de Mato Grosso estão usando o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro assinou as portarias que oficializam o inquérito. O principal objetivo é verificar se as prefeituras estão depositando e movimentando esses valores em uma conta bancária única e específica, ligada à Secretaria Municipal de Educação, como manda a lei federal.

É importante ressaltar que a legislação exige que os recursos do Fundeb sejam gerenciados apenas por meio de contas na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, proibindo a transferência para outros bancos ou contas. Essa medida do MPF busca garantir que o dinheiro seja aplicado corretamente e de forma exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica, conforme determina a Constituição Federal. O descumprimento dessa regra pode ser considerado ato de improbidade administrativa e, em casos mais graves, até mesmo levar a uma intervenção no município.

Essa iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Fundef/Fundeb (GTIFundef/Fundeb), ligado à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (1ª CCR) do MPF, que fiscaliza o uso das verbas da educação. O MPF enfatiza que a aplicação correta dos recursos públicos destinados à educação é fundamental para assegurar o direito constitucional de acesso a uma educação de qualidade para todos.

Comente esta notícia