Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,58

18 de Junho de 2025, 17h:00 - A | A

HOME » Judiciário » MP dá 30 dias para prefeitura iniciar obra em posto de saúde abandonado

DESCASO

MP dá 30 dias para prefeitura iniciar obra em posto de saúde abandonado

As condições encontradas são um alerta sobre a qualidade do atendimento oferecido à comunidade local.

Da Redação



Um posto de saúde na área rural de Sorriso, no Mato Grosso, está em condições preocupantes. A Unidade de Saúde Primavera – USF VX, localizada no Distrito de Primavera, a 40 km da cidade, foi fiscalizada na última sexta-feira (13 de junho) pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso. A equipe encontrou um prédio antigo, mal conservado, sem acessibilidade, com rachaduras e pintura danificada, além de não possuir espaços físicos adequados para atender a população.

A inspeção detalhada buscou verificar a estrutura do local e como a equipe de saúde da família está trabalhando, usando como referência as diretrizes do Ministério da Saúde para Unidades Básicas de Saúde. Também foi checada a formação da equipe de saúde da família e de saúde bucal que atua no posto. As condições encontradas são um alerta sobre a qualidade do atendimento oferecido à comunidade local.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Diante da situação, a Promotoria de Justiça enviou ao município de Sorriso uma recomendação formal e uma proposta de Termo de Acordo Estrutural. O objetivo é que a prefeitura tome todas as medidas necessárias para garantir o pleno funcionamento da unidade básica de saúde. Entre as exigências, o MP recomenda que, em até 30 dias, o município inicie um processo de licitação para construir um novo prédio ou realizar uma ampla reforma na unidade atual, devido aos graves problemas encontrados.

O Ministério Público pede ainda que, em 90 dias, a prefeitura adote as providências para a construção de uma nova sede, e que essa nova unidade seja inaugurada em até 12 meses. O promotor Márcio Florestan Berestinas, responsável pela proposta, também destacou a necessidade de contratar mais um médico e um enfermeiro para atendimento noturno no posto. Essa medida é crucial, já que o Distrito de Primavera não conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deixando os moradores sem suporte médico adequado durante a noite.

Comente esta notícia