Da Redação
Yure Cosme Amorim Silva foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de roubo qualificado e extorsão cometidos contra um motorista de aplicativo de 75 anos, em Cuiabá. A sentença foi proferida na segunda-feira (30) pelo juiz Marcos Faleiros, da 4ª Vara Criminal. Além da pena de reclusão, o réu também deverá pagar multa e indenização de R$ 15 mil por danos morais à vítima.
O crime aconteceu em 18 de abril deste ano, quando o réu se passou por passageiro para abordar o idoso. Após embarcar no veículo, ele anunciou o assalto, agrediu a vítima e a trancou no porta-malas de um Hyundai HB20S. Durante a tentativa de fuga, o carro atolou em uma região de mata no bairro Jardim Florianópolis. Populares ouviram os pedidos de socorro e acionaram a polícia, que conseguiu prender Yure em flagrante.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
De acordo com o Ministério Público, além de ter roubado o veículo, o agressor também cometeu extorsão ao obrigar o motorista a fornecer senhas bancárias sob ameaça de morte. A vítima sofreu lesões físicas e abalo psicológico, o que o levou a abandonar a profissão e buscar outra forma de sustento. A defesa alegou que o crime foi motivado por uma suposta reação a um assédio, versão que foi rejeitada por falta de provas.
Na sentença, o juiz considerou como agravantes o uso de dissimulação — ao utilizar o aplicativo para abordar a vítima — e a vulnerabilidade da vítima devido à idade avançada. A pena foi aplicada em regime fechado diante da gravidade do caso e do risco à ordem pública. O magistrado também destacou que o crime envolveu restrição da liberdade, ao manter o idoso em cárcere no porta-malas do carro, e classificou a conduta do réu como marcada por "extrema violência e planejamento". Yure permanecerá preso e poderá recorrer da decisão.