A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) encontra-se na Flórida, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada à TV Globo nesta quarta-feira (4) pela própria assessoria da parlamentar, após a notícia de sua fuga do Brasil ganhar as manchetes.
A fuga de Zambelli, revelada na terça-feira (3) pelos colunistas do g1 Andréia Sadi e Octavio Guedes, ocorreu por terra, via Argentina. A rota, que aproveita a ausência de controle migratório obrigatório pelo Mercosul, permitiu que a deputada chegasse a Buenos Aires e, de lá, embarcasse para os Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de Ezeiza, na capital argentina, tem voos diretos para Miami, na Flórida, mas a equipe da deputada não especificou se ela permanece na mesma cidade.
Condenação e Pedido de Prisão na Mira do STF
A saída estratégica de Carla Zambelli do país acontece em um momento crítico. No fim da tarde de terça-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja decretada a prisão preventiva da deputada. Além disso, a PGR solicitou a inclusão do nome de Zambelli na lista vermelha da Interpol, voltada para foragidos internacionais.
Há cerca de 20 dias, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica. A decisão, que também condenou o hacker Walter Delgatti, foi unânime.
Em 2023, a deputada teve seu passaporte apreendido durante as investigações, mas o documento foi devolvido e, até então, ela não possuía restrições para deixar o Brasil. Ministros do STF, ouvidos pela GloboNews, veem na saída de Zambelli do país uma clara tentativa de evitar os resultados do julgamento e uma possível detenção.
O caso promete desdobramentos intensos nos próximos dias, com a Justiça e as autoridades internacionais no encalço da parlamentar.