Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,53

11 de Junho de 2025, 16h:58 - A | A

HOME » Geral » Várzea Grande oferece cursos gratuitos para fortalecer agricultura familiar

QUALIFICAÇÃO

Várzea Grande oferece cursos gratuitos para fortalecer agricultura familiar

Pequenos produtores de Várzea Grande terão um mês inteirinho de acesso à conhecimento – fomento às cadeias produtivas - e à cultura e entretenimento

Da Redação



A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está promovendo uma série de cursos gratuitos para pequenos produtores rurais do município. O foco dessas ações é capacitar, gerar renda e fortalecer a agricultura familiar, incentivando práticas modernas e sustentáveis no campo.

A programação de cursos tem sido intensa. Recentemente, entre os dias 2 e 6 de junho, produtores do bairro Novo Mundo participaram da capacitação em Derivados do Leite. Nesta semana, de 9 a 12 de junho, foi a vez dos moradores do bairro São Matheus aprenderem sobre Embutidos e Defumados de Frango. Essas iniciativas são parte da programação contínua de capacitação oferecida pela SEMMADRS e pelo Senar.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Além dos cursos práticos, a cultura também tem seu espaço. No dia 18 de junho, a comunidade Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, receberá o Cine Senar. O evento, que ocorrerá na quadra da Escola Municipal Bianca Lorena Capilé, exibirá um filme infantil e contará com distribuição gratuita de pipoca e brindes.

"O Cine Senar é uma forma de oportunizar o acesso à cultura e ao entretenimento para trabalhadores rurais e suas famílias, reforçando o senso de comunidade e valorizando o lazer no campo", destacou Leandro Luiz da Silva, coordenador de Desenvolvimento Rural.

A programação de cursos se estende ao longo do mês. De 23 a 25 de junho, será oferecido o curso de Avicultura Básica (sistema caipira), que ensinará técnicas para a criação de frangos, uma importante fonte de proteína e com grande potencial de comercialização. Em seguida, de 23 a 26 de junho, acontecerá o curso de Apicultura, focado em práticas sustentáveis para a produção de mel e derivados.

Comente esta notícia