31 de Maio de 2025, 11h:39 - A | A

HOME » Geral » Várzea Grande estreia com estande histórico na FIT Pantanal e aposta no turismo como política pública

FORMA INÉDITA

Várzea Grande estreia com estande histórico na FIT Pantanal e aposta no turismo como política pública

Segunda maior cidade de Mato Grosso marca presença com estande próprio, atrações culturais, artesanato, gastronomia e o lançamento de projeto inédito de turismo comunitário

Da Redação



Várzea Grande marca presença de forma inédita na FIT Pantanal 2025, com um estande de 36m², o maior espaço da história da cidade no evento. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, busca apresentar um novo posicionamento estratégico para o município, mostrando que a cidade vai muito além de ser apenas um local de passagem. O objetivo é valorizar a rica cultura local, a religiosidade, a economia criativa e os atrativos históricos e naturais.

A prefeita Flávia Moretti (PL) ressaltou que a participação na FIT Pantanal representa um marco, evidenciando a identidade, história e cultura viva de Várzea Grande, além da capacidade de acolhimento de seu povo. A meta é transformar o turismo em uma política pública contínua, que gere emprego, renda e orgulho para os moradores. O planejamento da gestão municipal se baseia em cinco eixos: organizar, estruturar, capacitar, atrair e competir, com 38 ações de curto, médio e longo prazo, aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo.

A agenda de Várzea Grande na FIT Pantanal começa em 5 de junho, com participação no Fórum Empresarial e no evento "Conexão FIT - Cases Inspiradores no Turismo de Mato Grosso". Nesse dia, será lançado oficialmente o projeto "Quintais de Turismo e Cultura", uma das 15 iniciativas selecionadas entre mais de 200 inscrições. A proposta inovadora visa oferecer experiências de turismo de base comunitária, com visitas a ensaios de grupos culturais e oficinas com mestres locais.

Entre 5 e 8 de junho, os visitantes poderão explorar o estande de Várzea Grande no Centro de Eventos do Pantanal. O espaço exibirá símbolos da identidade várzea-grandense, como uma maquete da Igreja Nossa Senhora da Guia, uma canoa ribeirinha e demonstrações de redeiras de Limpo Grande. Artesãos locais também estarão confeccionando violas de cocho e peças de pintura, promovendo a economia criativa. A tradicional Rota do Peixe estará presente na praça de alimentação, com peixarias locais, e a programação cultural no palco principal da FIT Pantanal valorizará grupos tradicionais de Várzea Grande, que se apresentarão pela primeira vez no evento, com destaque para grupos de Cururu, Siriri, Rasqueado e Lambadão. Segundo o secretário Mário Quidá, a participação consolida um novo momento para o turismo da cidade, com o objetivo de transformá-la em um destino, e não apenas um local de passagem.

Comente esta notícia