Da Redação
Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que não receberam isenção da taxa têm até 18 de junho para realizar o pagamento. Essa é a data limite para garantir a participação nas provas. O prazo foi estendido por uma semana pelo Ministério da Educação (MEC), após a prorrogação do período de inscrições até esta sexta-feira, 13 de junho.
Para facilitar o processo, o valor de R$ 85 pode ser pago de diversas formas. Após a confirmação da inscrição, os candidatos podem gerar um boleto na Página do Participante ou utilizar opções mais modernas, como Pix, cartão de crédito, ou débito em conta corrente e poupança. Para quem optar pelo Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
É fundamental que todos os interessados em realizar o exame se inscrevam, mesmo aqueles que são isentos da taxa. O processo é feito exclusivamente pela Página do Participante. Para os estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública, a inscrição será pré-preenchida, mas ainda é necessário confirmar a participação e escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) para a avaliação.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No entanto, os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão datas diferenciadas – 30 de novembro e 7 de dezembro – devido à realização da COP30 na região. Candidatos dessas cidades que preferirem fazer a prova nas datas regulares podem optar por realizar o exame em outro município no momento da inscrição.
Nesta edição de 2025, o Enem volta a oferecer a certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Para obter essa certificação, o participante deve alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.