Com a chegada do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19), e o ponto facultativo da sexta-feira (20), diversos serviços públicos e privados terão mudanças no funcionamento em Cuiabá e Mato Grosso. Os órgãos do Poder Executivo Estadual e o Poder Judiciário não terão expediente, retomando as atividades apenas na segunda-feira (23). No entanto, serviços essenciais, como saúde e segurança pública, continuam operando normalmente.
Serviços públicos
As unidades do Ganha Tempo estarão fechadas nos dias 19 e 20 de junho, com atendimento retornando na segunda-feira. Já os hospitais estaduais, o Samu, a Central de Transplantes e o Lacen seguirão com funcionamento regular, incluindo plantões. A Farmácia de Alto Custo, o Cridac e demais unidades ambulatoriais e administrativas da Saúde estadual permanecem fechadas.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Na área da segurança, batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, IML, Perícia Oficial e Polícia Civil operarão normalmente. Centrais de flagrantes e delegacias especializadas funcionarão em regime de plantão. O Plantão de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência, em Cuiabá, estará aberto 24h.
Comércio e bancos
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), comércios de rua e shoppings podem abrir normalmente, desde que sigam as regras da Convenção Coletiva de Trabalho, como o pagamento em dobro das horas e comissões aos colaboradores.
Bancos estarão fechados, mas canais digitais e caixas eletrônicos seguem disponíveis. Contas com vencimento no feriado poderão ser pagas no próximo dia útil sem juros.
Denúncias e serviços online
Para situações emergenciais, a população pode registrar boletins de ocorrência online através da Delegacia Digital, inclusive nos casos de extravio de documentos, desaparecimentos e ameaças.
Durante o feriadão, o funcionamento parcial dos serviços reforça a importância de planejamento. Para quem fica na cidade, o acesso a saúde, segurança e atendimento digital estará garantido, enquanto os demais setores retomam o ritmo normal a partir da próxima segunda-feira.