Da redação
A partir desta terça-feira (27), o resgate de valores esquecidos no Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) ganhou um novo procedimento, simplificando a vida de quem tem dinheiro parado em instituições financeiras. Agora, é possível habilitar a solicitação automática do dinheiro, eliminando a necessidade de pedidos manuais para cada resgate.
Conhecido popularmente como "dinheiro esquecido", esses valores são saldos remanescentes de contas em bancos e consórcios que nunca foram reclamados ou transferidos por seus titulares.
Como funciona a nova opção
A nova funcionalidade é opcional e exclusiva para pessoas físicas que possuam uma chave Pix do tipo CPF. Para quem ainda não tem essa chave e deseja aderir ao resgate automático, o primeiro passo é cadastrá-la na sua instituição financeira.
Para habilitar a solicitação automática no SVR, o cidadão precisa acessar a plataforma com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e ativar a verificação em duas etapas para maior segurança.
O Banco Central esclarece que, ao optar pelo resgate automático, o cidadão não receberá avisos quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do titular.
É importante notar que nem todas as instituições financeiras aderiram ao termo de devolução via Pix. Nesses casos, assim como para valores oriundos de contas conjuntas, a solicitação manual continuará sendo exigida.