Segundo as mais recentes informações, as previsões sugerem que o planejado Trem-Bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro comece a operar em 2032, impulsionado pelo aporte de capital de empresas privadas que desejam implementar o projeto.
Para isso, um investimento de aproximadamente R$ 60 bilhões será feito, sendo conduzido pela TAV Brasil, com o intuito de fazer a viagem entre as duas cidades em apenas 105 minutos.
Ademais, há planos para incluir paradas estratégicas em localidades como Volta Redonda e São José dos Campos, com estações principais em Barão de Mauá (Rio) e Água Branca (SP).
Embora se trate de um meio de transporte alternativo, há uma previsão de tarifas que podem alcançar até R$ 500 apenas para o trajeto de ida. O preço é justificado pela promessa de conforto, velocidade e um certo charme associado ao serviço ferroviário.
A linha terá aproximadamente 400 km de extensão, proporcionando uma nova via de conexão entre os dois estados.
Para unir São Paulo e Rio de Janeiro, a expectativa é que a viagem dure em torno de 1 hora e 45 minutos, com trens capazes de atingir até 320 km/h. As obras estão programadas para iniciar em 2027, e a previsão é que o trem-bala esteja em funcionamento em 2032.
Neste momento, o projeto está em etapas de estudos técnicos e na busca por licenças ambientais, enquanto a TAV Brasil procura investidores e colaborações para tornar o projeto viável, o que representa um dos maiores desafios.
O elevado custo do projeto é um fator que impacta o desenvolvimento do trem-bala, além da necessidade de garantir licenças ambientais e a desapropriação de propriedades ao longo da rota, o que pode apresentar dificuldades.