Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, intensifica sua operação tapa-buraco com uma novidade que promete ruas mais duráveis: a aplicação de manta asfáltica. Nesta terça-feira (27), a ação alcançou 14 bairros da capital, visando melhorar a segurança e o fluxo do trânsito.
A iniciativa faz parte de um cronograma contínuo de manutenção viária e começou na segunda-feira (26) no Jardim dos Ipês. Agora, a força-tarefa se expande para áreas como Tijucal, CPA III e IV, Novo Paraíso, Jardim Universitário, Planalto, Poção, Jardim Eldorado, Residencial Paiaguás, Santa Rosa, Verdão, Parque Atalaia, Alvorada e Residencial Nilce Paes Barreto.
Tecnologia para mais durabilidade
O grande diferencial desta etapa é o investimento em técnicas que visam a longevidade do asfalto. Os serviços incluem recapeamento e a inovadora aplicação de manta asfáltica, uma tecnologia que aumenta a durabilidade do pavimento e melhora a aderência dos veículos, contribuindo diretamente para a redução de acidentes. Para garantir a qualidade, as equipes realizam uma preparação cuidadosa do solo e o rastelamento antes da aplicação, utilizando caminhões-caçamba e maquinário especializado para agilizar o processo.
A escolha dos pontos prioritários para a intervenção é feita com base nas demandas mais urgentes enviadas pela própria população, através do canal de atendimento ZapObras, via WhatsApp, no número (65) 99216-0484.
O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, destacou que a operação tapa-buraco é uma das principais metas da gestão. “Sabemos que a malha viária de Cuiabá é extensa e apresenta muitos pontos críticos. Nosso compromisso é dar respostas rápidas à população, atuando com responsabilidade e planejamento para melhorar as condições de mobilidade urbana em toda a cidade”, afirmou.
Durante os trabalhos, medidas de segurança são essenciais, com isolamento das áreas e sinalização adequada para manter a fluidez do trânsito. Em caso de bloqueios totais, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) organiza desvios.