O grupo de gestores municipais brasileiros que estava em Israel conseguiu cruzar a fronteira e já se encontra em território jordaniano. A informação foi confirmada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta segunda-feira (16), em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã.
De acordo com a CNM, os prefeitos, secretários, vereadores e representantes municipais que compõem a comitiva receberam autorização das autoridades da Jordânia para ingressar no país. A travessia foi feita por ônibus, e agora o grupo segue em deslocamento para um local onde embarcará de volta ao Brasil.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
A entidade explicou que, por motivos de segurança, os detalhes sobre o trajeto e os horários não foram divulgados antecipadamente. O tesoureiro da CNM, Francisco Nélio Aguiar, que integra a missão, foi quem repassou as informações após a travessia.
O deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB), que lidera uma missão paralela para resgatar seu pai, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, também confirmou a entrada da comitiva na Jordânia. Segundo ele, Cícero está bem e deve embarcar em breve.
Alguns prefeitos, no entanto, optaram por permanecer em solo israelense, mesmo com o agravamento do conflito. Ao todo, 18 brasileiros estavam em um alojamento. Doze decidiram deixar o país no comboio articulado com apoio da Embaixada do Brasil e do Itamaraty.
"Já estamos tendo o apoio da embaixada e do Ministério das Relações Exteriores. Vieram 12 nesse comboio. Seis preferiram ficar", explicou o parlamentar, que acompanha os trâmites a partir da Arábia Saudita.
A comitiva participava de um evento internacional voltado a autoridades dos países de língua portuguesa, realizado em Tel-Aviv. A viagem ocorreu à revelia da recomendação do Itamaraty, que orienta brasileiros a evitarem destinos próximos à zona de conflito.
O confronto se agravou na última quinta-feira (12), quando as Forças de Defesa de Israel lançaram uma ofensiva preventiva contra o programa nuclear do Irã. A ação elevou a tensão na região e reacendeu o alerta mundial para os riscos de uma escalada entre as duas potências rivais no Oriente Médio.
Confira os nomes dos gestores que deixaram Israel nesta segunda:
* Francisco Nélio Aguiar – tesoureiro da CNM
* Álvaro Damião – prefeito de Belo Horizonte (MG)
* Márcio Lobato – secretário de Segurança Pública de BH
* Davi de Matos – chefe do Civitas/RJ
* Welberth Porto – prefeito de Macaé (RJ)
* Claudia da Silva – vice-prefeita de Goiânia (GO)
* Cícero de Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)
* Janete Aparecida – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
* Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
* Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
* Francisco Vagner – secretário de Planejamento de Natal (RN)
* Flávio Guimarães – vereador do Rio de Janeiro (RJ)