Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,56

01 de Julho de 2025, 10h:18 - A | A

HOME » Geral » Mato Grosso bate recorde e amplia participação na transformação industrial do país

DESENPENHO POSITIVO

Mato Grosso bate recorde e amplia participação na transformação industrial do país

Estado cresce no Valor de Transformação Industrial, mantém alta na produção e se consolida como potência em alimentos e biocombustíveis.



Mato Grosso segue em ritmo acelerado de crescimento e consolidação no cenário industrial brasileiro. Segundo dados da Pesquisa Industrial Anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado ampliou sua participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) e manteve o desempenho positivo da produção no acumulado de janeiro a abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O VTI, que representa o valor efetivamente gerado pela indústria ao descontar os custos dos insumos do valor bruto da produção, cresceu de forma expressiva em Mato Grosso. Em uma década, o Estado elevou sua participação no indicador dentro da região Centro-Oeste de 24,8% para 26,8%, consolidando dois pontos percentuais de avanço.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Para o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Anderson Lombardi, os bons resultados refletem o ambiente favorável aos negócios no Estado.

“Mato Grosso é o Estado que mais investe no Brasil. Aplicamos 20% de nossa receita corrente líquida em infraestrutura, o que representa uma devolução concreta dos impostos em melhorias para a sociedade e incentivo ao setor produtivo”, destacou.

Além do crescimento no VTI, a produção industrial mato-grossense também avançou 1,2% no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registra alta de 3,6%, comprovando a resiliência e o amadurecimento da indústria local.

Os setores de alimentos e biocombustíveis seguem como os grandes motores desse crescimento. Mato Grosso já é o segundo maior produtor de etanol do Brasil e líder absoluto na produção de etanol de milho, com 11 biorrefinarias em operação o maior parque industrial desse segmento no país.

Ambiente atrativo para investidores
O crescimento do setor industrial também é fruto de políticas públicas que garantem segurança jurídica e competitividade, como a modernização da legislação tributária iniciada em 2019.

“Oferecemos benefícios fiscais entre os melhores do país, contamos com matéria-prima em abundância e uma infraestrutura logística em expansão constante, com rodovias pavimentadas, ferrovias, além de investimentos em saúde, educação e um ambiente que atrai investidores do Brasil e do mundo”, completou Lombardi.

Com base sólida na agroindústria, no setor energético e no fortalecimento de sua estrutura, Mato Grosso segue se consolidando como uma potência industrial nacional e ampliando sua presença no mercado global.

 

 

 

Comente esta notícia