A gigante da tecnologia apresenta o iOS 26, o novo sistema operacional do iPhone, com uma reformulação visual inspirada no Vision Pro e uma série de recursos de IA que prometem transformar a experiência do usuário. Conheça as principais novidades anunciadas na WWDC!
A Apple acaba de revelar o futuro do iPhone: o iOS 26. Em um anúncio que confirma os rumores de uma quebra na sequência numérica (que seria iOS 19), a empresa apresentou durante a conferência anual WWDC (Worldwide Developers Conference) uma grande transformação visual e novos recursos para o próximo sistema operacional. O lançamento oficial está previsto para setembro, junto com o novo iPhone, mas as versões de teste para desenvolvedores e o beta público já estão a caminho.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Um Novo Olhar: O "Vidro Líquido" e a Interface 3D
A principal novidade visual do iOS 26 é a adoção de um design com efeito "Liquid Glass" (vidro líquido), inspirado na interface do visionOS, sistema dos óculos de realidade mista Apple Vision Pro. Aplicativos, ícones e textos agora serão exibidos de forma translúcida e com uma aparência mais tridimensional, buscando um maior foco no conteúdo. Botões que antes eram fixos passam a flutuar na tela, e o relógio na tela de bloqueio adapta seu tamanho conforme o número de notificações.
A Apple descreveu o novo design como "translúcido e se comporta como vidro no mundo real. Sua cor é influenciada pelo conteúdo ao redor e se adapta de forma inteligente a ambientes claros e escuros." Essa interface "vidro líquido" será expandida para os sistemas do iPad, Apple Watch, computadores da empresa e o sistema de streaming de vídeo da marca.
Além disso, a tela de bloqueio ganha uma opção de usar imagens em terceira dimensão, criando um efeito que simula profundidade conforme você movimenta o iPhone.
Mensagens Turbinadas, Jogos e Câmera Otimizada
O aplicativo de mensagens do iPhone recebe um upgrade significativo, incorporando recursos já conhecidos em plataformas como o WhatsApp. Será possível personalizar o plano de fundo das conversas, inclusive com imagens geradas pela Apple Intelligence. Usuários poderão criar enquetes dentro dos chats, utilizar filtros para remetentes desconhecidos e conhecidos, e visualizar quando alguém está digitando.
Para os amantes de jogos, a Apple introduziu um novo aplicativo dedicado a games: o Apple Games. Uma biblioteca centralizada para jogos baixados da App Store, que também exibirá novidades de desenvolvedores, atividades de amigos e desafios.
O aplicativo Câmera também foi reformulado, apresentando um visual mais limpo e direto. O menu de ferramentas avançadas foi reorganizado e "escondido", priorizando registros rápidos e espontâneos, com apenas dois botões principais: "Foto" e "Vídeo".
A Era da Apple Intelligence no iPhone
Apesar de enfrentar desafios e atrasos em relação a concorrentes, a Apple anunciou uma série de funções que utilizarão sua Inteligência Artificial, a Apple Intelligence, nos dispositivos da marca. No iPhone, algumas das novidades incluem:
Tradução ao Vivo: Funcionalidade para traduzir texto e áudio em tempo real nos aplicativos de Mensagens, FaceTime (chamadas de vídeo) e Telefone.
Chamadas em Espera (Hold Assist): O sistema poderá "guardar seu lugar na linha" enquanto você aguarda um retorno. Se você liga para uma empresa e é colocado em espera com música de fundo, o celular te avisará com um alerta na tela quando a ligação for transferida para um atendente humano.
Triagem de Ligações por Correio de Voz: O iPhone promete identificar dados de chamadas de contatos não salvos na agenda, fornecendo detalhes para que os usuários possam decidir se atendem ou não a ligação, aumentando a segurança e a privacidade.
Workout Buddy: Utilizando dados de treinos coletados pelo Apple Watch e o histórico de saúde e atividade física, esse recurso fornecerá mensagens motivacionais e dicas de bem-estar personalizadas.