Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,48

16 de Junho de 2025, 14h:24 - A | A

HOME » Geral » IFMT abre 2,5 mil vagas para servidores da educação pública em 15 cidades de Mato Grosso

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

IFMT abre 2,5 mil vagas para servidores da educação pública em 15 cidades de Mato Grosso

Formação técnica gratuita valoriza servidores da educação pública de Mato Grosso



Investir em quem está na linha de frente da educação pública é o foco do novo edital do IFMT, que oferece 2.500 vagas em cursos técnicos voltados exclusivamente para servidores efetivos. A iniciativa faz parte do Programa Profuncionário, voltado à formação inicial em serviço dos profissionais da Educação Básica, e abrange 17 unidades do Instituto Federal espalhadas por 15 municípios do estado.

As inscrições começam nesta segunda-feira (16) e vão até o dia 5 de julho, pelo site (https://seletivo.ifmt.edu.br). A taxa é de R$ 50, com possibilidade de isenção mediante comprovação dos critérios estabelecidos no edital.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

O grande diferencial está no formato: os cursos são ofertados na modalidade EaD, com quatro encontros presenciais por semestre, e duração total de três semestres. As formações disponíveis abrangem áreas essenciais à rotina escolar, como Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos.

“Estamos formando profissionais que vão contribuir ainda mais e de forma mais significativa na transformação da vida das pessoas através da educação”, destacou o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos. Segundo ele, os participantes terão acesso à estrutura completa dos campi, com laboratórios, equipe especializada e suporte pedagógico.

As vagas estão distribuídas entre os campi: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Canarana, Cuiabá (Bela Vista e Cel. Octayde), Diamantino, Guarantã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Para se candidatar, é necessário apresentar documentos como CPF, RG, histórico escolar e certidão de tempo de serviço como servidor efetivo na educação pública. A seleção levará em conta o maior tempo de serviço e, em caso de empate, a maior idade. O edital também prevê sistema de cotas, com 60% das vagas reservadas para quem cursou todo o ensino médio em escola pública.

Mais do que uma capacitação, os cursos representam uma oportunidade de reconhecimento e valorização profissional. Afinal, servidores qualificados impactam diretamente na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e adolescentes.

Comente esta notícia