Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,55

11 de Junho de 2025, 10h:15 - A | A

HOME » Geral » Flor Ribeirinha encanta Europa: grupo de MT leva espetáculo de dança brasileira para turnê internacional

PELO MUNDO

Flor Ribeirinha encanta Europa: grupo de MT leva espetáculo de dança brasileira para turnê internacional

Com coreografias inéditas, novos figurinos e a energia do Siriri, o Flor Ribeirinha embarca para a Europa para uma série de apresentações em festivais na França e Bélgica.



O aclamado Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio inicia nesta quinta-feira, 12 de junho, mais uma emocionante turnê internacional pela Europa. A convite da Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), a trupe mato-grossense levará a riqueza da cultura brasileira para festivais na França e Bélgica, com apresentações programadas de 12 de junho a 8 de julho.

Selecionado por sua excelência artística e pela capacidade de representar a pluralidade cultural do Brasil, o Flor Ribeirinha promete um espetáculo grandioso. O novo repertório incluirá quadros alusivos às regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, com figurinos e coreografias inéditas que prometem surpreender o público europeu. A turnê conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e de empresas mantenedoras do grupo.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Um Espetáculo que Abrange o Brasil e o Mundo
O show que será apresentado na Europa é um verdadeiro panorama da diversidade cultural brasileira. O público poderá ver a vibrante dança do Boi Bumbá (Norte), a alegria contagiante do Frevo (Nordeste), a ginga do Samba (Sudeste), uma das principais manifestações culturais do país, e, claro, a essência do Centro-Oeste com o tradicional Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturalismo. Completam a festa o frenético lambadão e o animado Rasqueado Cuiabano.

"Nesta turnê, o espetáculo reserva surpresas com as coreografias e figurinos com muitas cores, beleza e alegria. Um dos quadros com o samba tropical brasileiro foi preparado pelo renomado coreógrafo do Rio de Janeiro, Altamiro Barcelos (Miro), que acompanhará o grupo pelos países Europeus", frisou o diretor artístico do grupo, Avinner Silva. Ele informou que o Flor Ribeirinha fará apresentações com durações variadas, de 10 a 90 minutos, nos palcos dos festivais.

Uma história de tradição e reconhecimento mundial
A presidente do grupo, Domingas Leonor da Silva, recorda com orgulho a trajetória do Flor Ribeirinha, que nasceu no quintal de sua casa e hoje celebra 31 anos de existência. O grupo se tornou um embaixador da cultura regional, levando o nome de Mato Grosso para outros estados e países.

Com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil", o Flor Ribeirinha já conquistou quatro prêmios mundiais em Festivais Internacionais de Arte e Cultura Popular, realizados na Turquia, Polônia, Bulgária e Coreia do Sul. "Nossa luta é pela preservação da cultura popular, especialmente o nosso Siriri que encanta todos os públicos por onde passamos", disse a fundadora, reafirmando o compromisso do grupo com as raízes culturais de Mato Grosso.

Comente esta notícia