Da Redação
A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu um marco histórico, com cerca de 5,5 milhões de inscritos em todo o Brasil. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que celebrou o aumento. "Mais um recorde! É um aumento de mais de 30%, quando comparado a 2022”, comemorou o ministro em suas redes sociais. As inscrições para o Enem foram encerradas na última sexta-feira, 13 de junho. O balanço foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável por todas as etapas do exame. Vale lembrar que esse número ainda pode mudar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição pelos candidatos não isentos, que têm até 27 de junho para efetuar o pagamento.
O total de inscritos em 2025 supera significativamente os 4.325.960 milhões de 2024 e representa o maior número desde 2020, quando o exame registrou 5.783.357 participantes, incluindo as versões impressa e digital. Após a pandemia de covid-19, o número de inscritos no Enem havia diminuído, chegando a 4,004 milhões em 2021 e 3,39 milhões em 2022. A recuperação começou em 2023, com 3.933.970 registros, e agora, em 2025, o exame volta a demonstrar sua relevância. O recorde histórico de inscritos, segundo dados do Inep, foi em 2014, com 9.490.952 inscrições.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Os boletos para pagamento, no valor de R$ 85, foram gerados na Página do Participante, a plataforma oficial do Enem, e podem ser pagos via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente e poupança. Alguns grupos são isentos da taxa, como estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa federal Pé-de-Meia e aqueles que tiveram a solicitação de isenção aprovada pelo Inep.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Inep nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará) farão as provas excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa alteração de data se deve à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no período da aplicação regular do exame. A divulgação do resultado final do Enem 2025 está prevista para 16 de janeiro de 2026.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Suas notas podem ser usadas para ingressar em universidades públicas (pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu), em universidades particulares com bolsas de estudo (pelo Programa Universidade para Todos – Prouni) e para obter financiamento estudantil (pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies). Além disso, a nota individual do exame pode ser aproveitada em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que têm convênio com o Inep. Em 2025, o Enem também voltou a ser uma opção para candidatos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio ou uma declaração parcial de proficiência.