27 de Maio de 2025, 11h:09 - A | A

HOME » Geral » Cuiabá se prepara para o primeiro frio intenso do ano: temperaturas podem cair a 13°C

SEPARE O CASACO!

Cuiabá se prepara para o primeiro frio intenso do ano: temperaturas podem cair a 13°C

No sábado (31), a previsão é que as temperaturas comecem a subir novamente na capital.

Da Redação



Preparem os agasalhos! A capital mato-grossense, conhecida por seu calor intenso, deve enfrentar uma queda brusca nas temperaturas a partir desta semana. Uma massa de ar frio de origem polar avança sobre a América do Sul e deve atingir o Centro-Oeste, podendo levar Cuiabá a registrar sua menor temperatura do ano: 13°C.

De acordo com a agência Climatempo, a mudança no tempo começa já nesta quarta-feira (28). A temperatura mínima prevista é de 18°C, e a máxima não deve ultrapassar 26°C, com o tempo nublado e possibilidade de chuva durante o dia e à noite.

A queda mais acentuada virá na quinta-feira (29), quando a mínima deve atingir 15°C e a máxima ficará em 20°C, com sol entre muitas nuvens ao longo do dia e da noite.

Ainda mais frio está previsto para a sexta-feira (30), com a temperatura mínima podendo chegar aos 13°C, a mais baixa do ano até agora. A máxima será de 21°C, com sol e muitas nuvens.

No sábado (31), a previsão é que as temperaturas comecem a subir novamente na capital.

Por que a queda será tão grande?

A diferença desta massa de ar frio é que ela possui características continentais. Isso significa que o ar de origem polar se deslocará pelo interior do continente e não sobre o oceano.

Segundo a Climatempo, "a maioria das massas de ar frio que chegam ao Brasil passam mais tempo sobre o oceano e isso enfraquece o poder de resfriamento. Uma massa de ar frio continental normalmente tem pouca umidade, fazendo com que seu potencial de resfriamento seja muito maior. São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte".

Com a intensidade projetada para esta onda de frio, os primeiros dias de junho prometem registrar muitos recordes de baixas temperaturas em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte do país.

Comente esta notícia